Fazenda Estrela do Sul

Barra do Garças – MT
Pecuária bovina

Téia Fava

3o lugar 2019
Grande propriedade

O terceiro lugar na categoria Grandes Propriedades é de Teia Fava, de Barra dos Graças, no Mato Grosso. Seu principal produto é de pecuária bovina.
Ela assumiu a propriedade em General Carneiro (MT), após um divórcio. Inicialmente, ela não tinha um foco de trabalho, tendo em sua fazenda gado de elite e comercial; inseminação; plantio de eucalipto e ainda tinha uma empresa de comércio de eucalipto tratado e trabalhava com arquitetura, em conjunto com outras atividades dentre elas a de Secretária de Urbanismo e Paisagismo do município de Barra dos Graças.
A falta de foco prejudicava o desenvolvimento da fazenda e sua vida pessoal, por isso ela reduziu as suas áreas de atuação. Nesta época, em 2016, ela foi convidada para participar do Projeto Campos do Araguaia, onde o principal objetivo era produzir carne com técnicas de intensificação, respeitando as normas e emissão das licenças ambientais.
Também se especializou em gestão financeira e no BPA – Boas Práticas Agropecuárias. Também ofereceu para seus colaboradores cursos motivadores e práticos de formação nos setores que cada um atuava na propriedade.
Desde 2018 várias mudanças aconteceram, como a elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural); estudo da NR 31 e sua aplicação na medida do possível em tempo; programas de saúde e bem estar para colaboradores da propriedade; técnicas de intensificação nas áreas de produção que estavam degradadas; identificação e isolamento das áreas de APPs; disponibilidade de água potável seguindo a ideia de que tanto os animais quanto nós mesmos podemos tomar da mesma agua, afinal agua limpa, menos remédios e vacinas; técnicas conservacionistas (curva de nível); uso de insumos como calcário, gesso e adubo; opção de forrageira adaptadas a escolha da produção; mudanças no bem estar dos colaboradores como reforma de casas, refeitório, adequação dos dormitórios; adoção de BEA (Bem Estar Animal); desmama racional, onde os filhos não perdem o contato visual de suas mães e ficam com “madrinhas” para não perderem a referência de um apoio “adulto” junto com eles; construção de laboratório de inseminação e de estoque de medicamentos, banheiro e adequação do embarcadouro do curral; implementação de rotacionados, todos com bebedouros artificiais, cercas em eucalipto tratado (madeira exótica);
Desde então, a propriedade começou a ser uma referência na região para outros produtores e já foi escolhida para um dia de campo com participação de representantes do estado do Mato Grosso, em nível nacional presença do IDH e TNC (líderes no mundo no apoio na produção sustentável e conservação ambiental) e lideranças do setor da região do Araguaia. Também recebeu um prêmio “bronze” no quesito Fazenda Sustentável do Brasil, pela Revista Dinheiro Rural em dezembro 2018.

O Prêmio Mulheres do Agro promove histórias de produtoras rurais que atuam na gestão das propriedades, contribuindo para a igualdade de gênero no Brasil.

Informações à imprensa

agrobayer@jeffreygroup.com

+55 (11) 3185-0866

Close menu