Quintal da Coruja



Simone Silotti
Pequena propriedade
Simone Silotti, de 58 anos, é produtora rural e sócia da Quintal da Coruja, uma hidroponia, inserida à Mata Atlântica, em Mogi das Cruzes (SP).
Com 2 hectares, sua propriedade se destaca pela adoção de práticas sustentáveis e inovadoras, sendo um exemplo de como pequenos espaços podem gerar grande impacto.
Através da técnica de hidroponia, Simone cultiva alface, rúcula e agrião com uso eficiente de água, economizando mais de 70% do recurso natural e otimizando o uso de insumos, como fertilizantes.
A responsabilidade social é uma marca forte de sua liderança, refletida no projeto #FaçaumBemINCRÍVEL, que já resgatou mais de 450 toneladas de frutas, verduras e legumes beneficiando 400 mil famílias em situação de vulnerabilidade em 17 municípios paulistas.
Além disso, Simone é co-fundadora e conselheira da Cooperativa Agrícola de Quatinga, fortalecendo pequenos produtores e promovendo o empoderamento feminino no campo.
O comprometimento de Simone com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) já lhe renderam prêmios e reconhecimentos, como o título de “Lider da Ruralidade” pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), o Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo, o Prêmio Josué de Castro, entre outros. Simone compõe o Grupo de Trabalho do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) que discute Estratégias para a redução de Perdas e Desperdícios. Ela também é uma das 100 Mulheres da Forbes Agro, integrante do Grupo Forbes Mulheres Agro.
Em 2024, foi convidada a apresentar o projeto #FaçaumBemINCRÍVEL na Costa Rica, sede o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no Encontro dos Líderes da Ruralidade de 26 países da América do Sul e Caribe, e na Argentina, no 1º Foro Internacional de Gênero y Ruralidad, destacando seu impacto internacional.