


Patricia Monquero
Ciência e Pesquisa
Patrícia Andrea Monquero é engenheira agrônoma formada pela ESALQ/USP com mestrado e doutorado na área de Fitotecnia.
Iniciou as atividades como docente e pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos em 2006, e em 2009 criou o grupo de pesquisa em ciências agrarias (GECA) voltado para a área de manejo de plantas daninhas e impacto dos pesticidas no ambiente. Patricia foi vice-presidente por duas vezes e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD), sendo a primeira e única mulher a exercer este cargo até o momento.
Durante este período, a pesquisadora organizou 3 livros pela SBCPD: Aspectos da biologia e manejo das plantas daninhas, Manejo integrado de plantas daninhas nas culturas agrícolas e Experimentação com herbicidas e participei da organização de dois Congresso Brasileiros da Ciência das Plantas Daninhas em Gramado e Rio de Janeiro, que contaram com a participação de mais de 800 pessoas, entre pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de empresas e campo.
Além de manejo e biologia das plantas daninhas, Patricia desenvolve trabalhos com alunos de graduação e pós graduação nas linhas de pesquisa: Uso de sistemas agroflorestais (SAF) e controle de plantas daninhas na restauração florestal.