Fazenda Terra Nova



Helga França de Paiva
Grande propriedade
Helga França de Paiva, 50 anos, é da cidade de Ibiá, em Minas Gerais (MG). Formada em Engenharia Agrônomica, a produtora, em parceria com seu irmão, fundou a Fazenda Terra Nova há 25 anos.
A agricultora iniciou a produção com a cultura da batata, porém, atualmente destina mais de 5.000 hectares para soja, milho, produção de sementes e pecuária bovina. Um dos principais diferenciais da agrônoma sob a gestão da fazenda está na adoção de práticas inovadoras e sustentáveis: Helga busca um aperfeiçoamento constante por meio de testes de diferentes práticas de cultivo, como rotação de cultura e plantio de cobertura, uso de novas tecnologias em seus maquinários e agricultura de precisão.
Em sustentabilidade a produtora adotou o sistema de geração própria de energia solar fotovoltaica, passou a utilizar método para recolher e reutilizar a água da chuva, além de ter feito parte do PRO Carbono, iniciativa da Bayer voltada a agricultores dispostos a ampliar seu potencial produtivo e aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da intensificação de práticas agronômicas sustentáveis.
Além do projeto, Paiva também disponibiliza áreas para o desenvolvimento de estudos e pesquisa para contribuir para agropecuária mais sustentável, por meio de parcerias com instituições de pesquisa privadas, tanto multinacionais, quanto empresas regionais, além da Embrapa e Universidades.