Fazenda Palmitolândia



Gabi Rodrigues
Pequena propriedade
Gabi Rodrigues, 48 anos, é proprietária da fazenda Palmitolândia, localizada em Iporanga (SP).
Há quase 20 anos, ela idealizou a Palmitolândia com o objetivo de transformar a forma como o palmito Pupunha é apreciado, consumido e cultivado, promovendo uma agricultura sustentável que integra preservação ambiental, inovação gastronômica e turismo rural.
Em sua propriedade, Gabi aproveita a palmeira que planta do tolete até o talo para desenvolver produtos criativos e inovadores, como cerveja de palmito, biojóias e até brigadeiro de palmito. Com isso, ela já utiliza 70% da palmeira que colhe — sua meta é chegar a 100% — para ampliar o mercado e valorizar a cultura local.
Com 80% de sua área preservada como floresta nativa, a gestora promove a proteção da biodiversidade, em especial do palmito juçara, em conjunto com a produção sustentável de pupunha. A fazenda adota sistema de energia fotovoltaica, reutiliza a água para irrigação e emprega apenas embalagens biodegradáveis, como papel kraft, bambu e pratos feitos com a própria folha do palmito Pupunha. Além disso, há uma forte valorização do capital humano, oferecendo capacitação contínua e incentivo à formação de lideranças locais.
A fazenda também investe em ações sociais e educacionais, ensinando a sociedade a enxergar o palmito muito além da salada e conscientizando a comunidade local sobre a importância de manter a floresta em pé e desenvolvendo projetos criativos, por meio da produção de papel, vassouras e instrumentos musicais a partir das palmeiras.
Hoje, a Palmitolândia atrai turistas do Brasil e do exterior, que visitam a fazenda em busca de uma sessão de “palmitoterapia”, termo usado na Palmitolândia para expressar a arte de vivenciar o cultivo do palmito e seus banquetes “palmitolísticos”, compostos por mais de 20 pratos à base de pupunha, destacando a união entre agricultura, gastronomia, sustentabilidade e preservação ambiental.