


Danielle Pereira Baliza
ciencia
A mineira Danielle Pereira Baliza, de 41 anos, é pós-doutorada em agronomia/fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Sua tese foi uma das primeiras no Brasil a estudar a temática “sistemas agroflorestais (SAFs) com café”.
Ela também é editora e autora do livro bilíngue “Mulheres dos cafés No Brasil/Women in Coffee in Brazil”, em que foram publicados os dados da primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil das cafeicultoras brasileiras, além de descrever as cinco principais regiões brasileiras produtoras de café (MG, ES, PR, BA e RO) e suas singularidades. Até o momento, Danielle publicou 40 artigos científicos em revistas e participou de mais de 10 livros, além de ser autora de mais de 150 resumos e apresentações em congressos.
Seu trabalho visa contribuir para que as mulheres do agronegócio se tornem as protagonistas de suas próprias histórias. No último ano, apenas por meio do projeto “Embaixadoras do IF: a força feminina na transformação do agro”, Danielle impactou mais de 2.500 agricultoras que juntas desenvolveram capacidades de autonomia, participação e afirmação nos processos de desenvolvimento local e no uso sustentável dos recursos naturais.
Desde 2012 ela é professora e pesquisadora efetiva do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Em 2021, ela também assumiu como Diretora de Pesquisa e Sustentabilidade na Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil.