Fazenda Alegre



Claudia Araújo
Média propriedade
Claudia Araújo, 35 anos, é de Caicó, interior do Rio Grande do Norte (RN).
Filha de pai produtor de queijos, decidiu seguir o legado e assumir o comando da Fazenda Alegre, transformando a, até então, tímida produção de leite e queijos em um negócio inovador e tecnológico. A fazenda, que existe na família do marido de Claudia há quase um século, possui histórico de mulheres fortes em sua gestão: antes dela, era sua sogra que gerenciava tudo.
A partir da gestão de Claudia, foi estruturado um plano de turismo rural, com o objetivo de trazer visitantes e proporcionar a experiência completa de queijos e produtos lácteos são produzidos em uma fazenda. Sem renunciar aos moldes tradicionais desse trabalho artesanal e minucioso, Claudia busca levar mais da cultura potiguar Brasil afora: atualmente, os produtos são comercializados no Rio Grande do Norte e outros quatro estados.
A preservação ambiental também é um dos principais cuidados que Claudia tem em sua propriedade: Cerca de 75% dos 241 hectares da fazenda são cobertos por vegetação nativa, garantindo a biodiversidade local.