Sítio São Jorge



Alessandra Barth
Pequena propriedade
Alessandra Barth, 40 anos, é de Ipiranga, no Paraná (PR).
O Sítio São Jorge foi fundado em 1980 pelos seus pais e, em 2021, Alessandra assumiu o comando da produção de pecuária de leite, após uma carreira de mais de 15 anos como professora.
A paranaense nasceu e cresceu no meio rural, e, apesar de ter escolhido outra carreira, sempre sonhou em voltar para o campo. Uma das principais mudanças feitas por ela ao assumir o comando da propriedade foi a adesão de ferramentas tecnológicas, como a utilização de software para controle financeiro e zootécnico e inseminação artificial para melhorias genética, genotipagem de animais e rígido controle de qualidade do leite.
Além disso, a produtora visa o bem-estar animal, pois as vacas recebem um suporte periódico com médicos veterinários e contam com um acompanhamento nutricional.
Pensando em maior qualificação profissional, todos os funcionários do sítio passam por cursos de capacitação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Produzir mais com menos também é um dos principais objetivos da Alessandra. A produtora busca otimizar o uso de recursos naturais para que, assim, consiga corroborar para a diminuição do impacto ambiental de sua produção. Para isso, são feitas análises de solo constantes, plantio direto e adubação orgânica com o reuso de dejetos animais como fertilizante.
A energia solar também é utilizada no sítio, que tem áreas permanentes de preservação para manter a biodiversidade local. A propriedade também abre as porteiras para a realização de cursos gratuitos relacionados ao setor pecuário, e a comunidade local é sempre convidada e incentivada a participar.