Na manhã de sexta-feira, 26/1, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu a visita de algumas das vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro 2023

 

A iniciativa, realizada pela empresa Bayer e pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), já reconheceu 54 produtoras rurais e uma pesquisadora, por ações de inovação e sustentabilidade dee, ano passado, a premiação completou sua 6ª edição. Em 2023, foram reconhecidas nove produtoras rurais por suas práticas ancoradas nos pilares ESG (ambiental, social e governança) e, pela primeira vez, contou com uma pesquisadora do setor entre as vencedoras na categoria “Ciência e Pesquisa”.

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o sistema de inovação instalado na região de Piracicaba, parte da equipe organizadora e algumas das vencedoras do prêmio foram recepcionadas, na Esalq, pela professora Aline Melo César, presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação.

“É uma satisfação receber essas premiadas, que representam uma iniciativa tão importante para o reconhecimento das mulheres no campo da inovação e pesquisa. Esse contato oferece uma oportunidade de troca de conhecimento entre aquilo que desenvolvemos na Esalq e as soluções que foram reconhecidas pelo prêmio Mulheres do Agro”.

Estiveram presentes na Esalq as produtoras Ingrid Graziano, vencedora na categoria Média Propriedade, além de Ana Paula Curiacos, vencedora na categoria Pequena Propriedade. Ingrid Graziano, 31 anos, é de Formosa, em Goiás (GO). Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP, há oito anos gerencia a Fazenda da Grota, propriedade de sua família desde 1993. Ana Paula Curiacos é paulistana e sua fazenda fica na cidade de Monte Carmelo (MG). Proprietária e gestora da Fazenda Três Meninas, onde produz café especial em cerca de 54 hectares, Paula é responsável tanto pela gestão quanto pela comercialização do produto.

Acompanharam as premiadas Isabela Fagundes e Mariane Pagano, da Bayer, Mariana Araújo, da Abag e Hélida Oliveira e Bianca Gonçalves, da agência Ventu. Todas membros da comissão organizadora do prêmio Mulheres do Agro.

Para saber mais sobre o Prêmio Mulheres do Agro, consulte o site: https://premiomulheresdoagro.com.br/

 

Fonte: ESALQ
Texto: Caio Albuquerque