Não é uma conquista fácil, ainda há muito a avançar, mas, passo a passo, a participação feminina no agronegócio se mostra mais relevante. Neste cenário, algumas iniciativas destinadas a dar mais visibilidade à presença feminina no campo ganham espaço, como o Prêmio Mulheres do Agro – uma parceria entre Bayer e Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), que, há três anos, homenageia e mostra à sociedade a relevância da mulher rural.

 

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio é o palco para a premiação, que já agraciou 18 produtoras rurais, de diversas regiões do Brasil. A iniciativa nasceu, em 2018, com o intuito de dar voz à luta das mulheres rurais em prol da igualdade de gênero –  disseminando as boas práticas agropecuárias e projetos desenvolvidos por elas. O reconhecimento à contribuição da força feminina nas atividades e gestão do setor é relevante, principalmente quando o setor é composto por cerca de 15 milhões de agricultoras que produzem 70% a 80% dos alimentos consumidos no País.

 

Prêmio Mulheres do Agro 2020

 

Com o início das inscrições em abril, a premiação é destinada às proprietárias de pequenas, médias ou grandes fazendas ou sócias em cooperativas que, de alguma maneira, estejam à frente da gestão da propriedade. A inscrição é feita pelo site do prêmio, basta baixar o formulário, preencher todas informações e submeter o documento no mesmo portal.

Neste ano, o tema do prêmio é Gestão Inovadora  que reconhece inovações para boas práticas agrícolas focadas no gerenciamento de recurso hídrico, uso correto de defensivos e insumos agrícolas e conservação do meio ambiente, respeitando os pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental. Serão destacadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações nas categorias pequena, média e grande propriedade, o que significa um total de nove premiadas.

 

Para saber mais, acesse o regulamento do prêmio aqui

ORGANIZADORA

IDEALIZADORA E PATROCINADORA EXCLUSIVE

APOIO